Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Afinal, o que é o Direito ao esquecimento?

Apesar de não ser uma “supernova” no campo do Direito, diante de um mundo cada vez mais envolto na internet, a temática em tela, ganhou robustez.

Em termos simples, o Direito ao esquecimento (consequência do Direito à privacidade - art. , X da CF/88)é a possibilidade de, após certo período de tempo: dados pessoais, notícias, fotos (etc.), de uma pessoa, sejam “borrados” do mundo das informações e impassíveis de exibição em qualquer tipo de mídia (segundo o art. 202 da Lei de Execução Penal, no contexto criminal, é garantia até contra o próprio Estado, diga-se).

Havendo o desrespeito a essa premissa, o indivíduo pode se socorrer ao Judiciário, a fim de vislumbrar alguma medida para aquilo ser “retirado do ar”.

É o caso de uma famosa apresentadora brasileira (loira) que fez um filme na juventude, o qual, hoje, se arrepende e não quer mais sua exibição em qualquer meio, pois lhe traz prejuízos de cunho emocional e profissional.

Há que se falar das severas discussões atinentes ao conflito entre o Direito em comento e o Direito da Liberdade de Expressão e de imprensa, havendo julgados em que este último “vence”.

Pode-se concluir aduzindo que: apesar de não se poder falar em termos absolutos, o Direito ao esquecimento existe e pode ser invocado nas mais diversas situações nas quais se vislumbrem prejuízos (sob qualquer aspecto) ao indivíduo que está sendo noticiado, (em virtude de fatos passados) ou até, mesmo, estar sendo procurado para entrevistas, participações em programas televisivos, etc.

  • Sobre o autorPor uma advocacia forjada na ética e no humanismo
  • Publicações14
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações136
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/afinal-o-que-e-o-direito-ao-esquecimento/1149994506

Informações relacionadas

José Augusto Tancredi, Advogado
Notíciashá 3 anos

Direito ao Esquecimento

Danielle Maldonado Duarte, Estudante de Direito
Artigoshá 6 anos

Da Personalidade Jurídica

O básico que você deve saber sobre o aviso prévio

Proteção à dignidade humana no art. 7º-A da Lei n. 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil)

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns pelo texto! continuar lendo

Muitíssimo obrigado, Doutora! Fico imensamente grato pelo elogio, ainda mais vindo de alguém que admiro! continuar lendo